17 filmes sobre seitas que você precisa ver antes de AHS: Cult

Seita é um termo que deriva do latim “secta” cujo significado é “seguidor”. O termo é utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina considerada “principal”. Informalmente, o termo pode ser utilizado para definir qualquer grupo organizado de pessoas que defendam as mesmas ideias ou tenham causas em comum.

A sétima temporada de American Horror Story não é a primeira e muito menos a última vez em que o assunto será abordado, pois trata-se de algo que causa todo tipo de reações nos telespectadores, desde curiosidade, empatia, passando pelo desprezo e até mesmo revolta. Como uma forma de “preparação” para a nova temporada da série, listamos vários filmes que tratam a temática das mais variadas formas, seja com histórias reais ou fictícias.

*A lista foi montada de forma aleatória, não está em ordem de “qualidade”, nem nada do tipo.

A L E R T A  D E  S P O I L E R S
SIGA POR SUA CONTA E RISCO.

O BEBÊ DE ROSEMARY (Rosemary’s Baby – 1968)

SINOPSE: Um casal se muda para um prédio com pessoas estranhas. Acontecimentos ainda mais estranhos levam a jovem, que está grávida, a duvidar de sua própria sanidade. Porém, o parto e a descoberta de uma seita diabólica irão finalmente mostrar a verdade.

MÁRTIRES (Martyrs – 2008)

SINOPSE: Lucie, uma menina de dez anos que desapareceu meses atrás, é encontrada em uma estrada, desorientada, sem lembrar de nada que aconteceu. Seu corpo está todo maltratado e as razões de seu desaparecimento são um mistério. Internada em um hospital pelos traumas causados, ela faz amizade com outra menina chamada Anna. Quinze anos depois dessa terrível experiência, Lucie embarca em uma sangrenta vingança contra os seus opressores, ou quem ela acredita que são.

DE OLHOS BEM FECHADOS (Eyes Wide Shut – 1999)

SINOPSE: Bill Harford (Tom Cruise) é casado com a curadora de arte Alice (Nicole Kidman). Ambos vivem o casamento perfeito até que, logo após uma festa, Alice confessa que sentiu atração por outro homem no passado e que seria capaz de largar Bill e sua filha por ele. A confissão desnorteia o sujeito, que sai pelas ruas de Nova York assombrado com a imagem da mulher nos braços de outro. Ele acaba em meio a uma reunião secreta e uma mansão afastada. Último filme do cultuado diretor Stanley Kubrick.

SANGUE RUIM (Santa Sangre – 1989)

SINOPSE: Fenix (Axel Jodorowsky) e seus pais eram artistas de circo, mas uma tragédia com toques de traição e fanatismo religioso destruiu a estranha família. Eternamente traumatizado, ele passa um tempo internado num hospital psiquiátrico, mas de lá é retirado pela mãe, Concha (Blanca Guerra), que passa a manipulá-lo.

O MESTRE (The Master – 2012)

SINOPSE: Ao término da Segunda Guerra Mundial, o marinheiro Freddie Quell (Joaquin Phoenix) tenta reconstruir sua vida. Traumatizado pelas experiências em combate, ele sofre com ataques de ansiedade e violência, e não consegue controlar seus impulsos sexuais. Um dia, ao acaso, ele conhece Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffman), uma figura carismática e líder de uma organização religiosa conhecida como A Causa. Reticente no início, ele se envolve cada vez mais com este homem e com suas ideias, centradas na ideia de vidas passadas, cura espiritual e controle de si mesmo. Freddie torna-se cada vez mais dependente deste estilo de vida e das ideias de seu Mestre, a ponto de não conseguir mais se dissociar do grupo.

O CONVITE (The Invitation – 2015)

SINOPSE: Uma tragédia abala o casal formado por Will e Eden. Eles perdem o filho pequeno e, desolada, Eden vai embora sem dar notícias. Dois anos mais tarde, ela volta a procurar o marido, acompanhada de outro homem, e totalmente diferente de como era antes. Durante um jantar, com Will, Eden e o novo companheiro de sua esposa, Will começa a suspeitar que os visitantes têm planos sinistros contra ele.

O HOMEM DE PALHA (The Wicker Man – 1973)

SINOPSE: Uma jovem desaparece misteriosamente. Para investigar o desaparecimento, o Sargento Howie viaja para uma remota ilha escocesa onde conhece o esquisito Lord Summerisle, um líder religioso da pequena comunidade que realiza estranhos rituais pagãos.

Menção Honrosa: Tivemos um remake deste filme em 2006, com o nome de “O Sacrifício”. Eu não poderia deixar de citá-lo aqui. Apesar de ser um péssimo longa, conta com uma performance MEMORÁVEL (para o bem ou para o mal) do Nicolas Cage, e vale a pena assistir nem que seja só para dar umas risadas.

SUSPIRIA (Suspiria – 1977)

SINOPSE: Suzy é uma jovem americana chega em Fribourg para fazer cursos em uma academia de dança de prestígio. A atmosfera do lugar, estranho e perturbador, acaba surpreendendo a garota. Quando uma jovem estudante é assassinada, Suzy entra em estado de choque. O ambiente fica ainda pior quando o pianista cego da academia morre atacado por seu próprio cão. A jovem descobre que o local já foi a casa de uma bruxa conhecida como a Mãe dos Suspiros.
Teremos remake deste filme em 2017. YAY (?)

A CASA DO DEMÔNIO (The House of the Devil – 2009)

SINOPSE: A estudante Samantha aceita um emprego de babá numa remota mansão. O casal de idosos, que vive na casa, revela um segredo e não demora muito até Samantha perceber que está encurralada.

HELTER SKELTER (2004)

SINOPSE: Neste longa-metragem produzido para a TV norte-americana, o caso mais chocante e marcante de serial killers que aconteceu nos EUA na década de 60 é reconstituído com roteiro baseado em livro escrito por Vincent Bugliosi e Curt Gentry. No caso, trata-se dos assassinatos cometidos por Charles Manson (Jeremy Davies) e seu grupo de seguidores. Linda Kasabian (Clea DuVall) é uma jovem mãe que, fugindo com seu bebê em uma Los Angeles dos anos 60 imersa na cultura hippie, encontra Manson, um carismático aspirante a músico que viaja com um grupo de amigos os quais chama de “família”. O grupo sobrevive de pequenos furtos enquanto seus membros praticam sexo grupal, usam drogas e discutem sobre sua filosofia apocalíptica. Manson, por sua vez, está cada vez mais desesperado para conseguir gravar um disco, especialmente quando seu contato com Dennis Wilson – baterista do Beach Boys – fica cada vez menor. Não conseguindo chamar atenção e espalhar sua filosofia por meio das canções, Manson resolve liderar seu grupo para uma série de assassinatos bizarros.

O SOM DA MINHA VOZ (Sound of my Voice – 2011)

SINOPSE: Dois documentaristas estão determinados a expor a verdade sobre Maggie, líder de um culto que afirma pertencer ao ano de 2054. Apesar de acreditarem que tudo não passa de uma fraude, os cineastas acabam sendo levados pelo seu carisma.

UM BILHETE PARA O CÉU (Ticket to Heaven – 1981)

SINOPSE: Jovem professor americano em crise pessoal, resolve passar uns dias fora e vai para retiro espiritual em companhia de amigo. Lá, ele acaba se convertendo a uma estranha seita, da qual não consegue mais sair.

SEITA DE FANÁTICOS (Split Image – 1982)

SINOPSE: Um jovem estudante e promissor atleta levado por sua namorada a um culto religioso e apresentado ao seu líder. Em pouco tempo ele sofre uma profunda lavagem cerebral, o que o faz abandonar tudo em que acreditava e perder completamente a sua identidade. O desespero de seus pais leva-os a contratar um especialista no caso para trazê-lo de volta.

MARTHA MARCY MAY MARLENE (Martha Marcy May Marlene – 2011)

SINOPSE: Martha (Elizabeth Olsen) foi integrante de um culto e hoje tenta recomeçar a vida em companhia da família de sua irmã. Só que ela tem terríveis pesadelos, relacionados com a época em que era controlada pelo líder do culto. É o início de um processo de paranoia constante, já que Martha acredita ser vigiada o tempo todo pelos antigos colegas.

JIM JONES, O PASTOR DO DIABO (Guyana Tragedy – 1980)

SINOPSE: A história real do culto do Templo do Povo, liderado por Jim Jones, e os eventos envolvendo a sua mudança dos Estados Unidos para a Guiana e o suicídio em massa que dizimou o pastor e todos os seus discípulos.

COLHEITA MALDITA (Children of the Corn – 1984)

SINOPSE: Isaac Chroner, um menino pregador, vai para Gatlin, Nebraska, e consegue que as crianças assassinem todos os adultos da cidade. Um jovem casal tem de comunicar um assassinato e vai para Gatlin, a cidade mais próxima, em busca de ajuda. Porém a localidade parece abandonada e logo eles são aprisionados, com poucas chances de escaparem vivos, pois as crianças praticam um culto que utiliza sangue humano para adubar a terra.

CORRA! (Get Out – 2017)

SINOPSE: Um jovem fotógrafo descobre um segredo sombrio quando conhece os pais aparentemente amigáveis da sua namorada.

Aqui compilamos uma pequena amostra de filmes sobre seitas, mas, claro, existem muitos outros nesse mundão de meu Deus. Recentemente, inclusive, foi revelado que Tarantino está produzindo um filme sobre a famosa seita liderada por Charles Manson e o assassinato de Sharon Tate. Ainda sobre casos reais, o “Fantástico” fez uma matéria interessantíssima (que você pode ver clicando aqui) sobre a sociedade chamada Palavra da Fé, que começou nos EUA e acabou se dissipando para outros países, inclusive o Brasil.

Mas e aí, o que esperar da sétima temporada de American Horror Story?

American Horror Story: Cult irá ao ar no canal FX USA dia 5 Setembro às e no FX Brasil dia 6 de Setembro às 00h, horário de Brasília. Fique ligado no American Horror Story Brasil para notícias diárias sobre a série, estamos no FacebookTwitter e Instagram.