AHS: Cult agrada grande maioria da crítica especializada

A nova temporada da bem sucedida franquia de horror do canal FX, American Horror Story, tem seu início na próxima semana, e a grande maioria da crítica especializada não tem muito do que reclamar.

O sétimo ano da franquia, intitulado “Cult”, mostra os efeitos da eleição presidencial americana de 2016, que terminou com Donald Trump vitorioso. Sarah Paulson interpreta Ally, que sendo de princípios liberalistas, não está satisfeita com o resultado da eleição, enquanto Evan Peters, que até o momento não tem os seus princípios definidos, interpreta Kai, que celebra a vitória do candidato e quer tirar vantagem do medo que passa a crescer dentro da nação. 

O site The Hollywood Reporter destaca que a temporada tem o início mais focado e divertido em muito tempo, além de afirmar que “Até agora, eu estou devidamente perturbado pela alegoria muito-próxima-de-casa criada por Murphy e cia., entretido por algumas das sátiras sociais afiadas e infinitamente impressionado pela Sarah Paulson”. O TV Guide concorda e diz que Cult é a temporada mais engraçada de AHS até hoje. Já o Nerdist, define o que assistiu como “Oportuno, inesperado e original”.

USA Today vai direto ao ponto, dizendo que os esteriótipos criados se não funcionarem, pelo menos garantirão boas risadas, e adiantando que teremos sexo com palhaços em algum momento nesse início de temporada. O portal Pop Culture resume o que assistiu dizendo que “É fácil para mim dizer que Cult foi feita para ser a mais inteligente e assustadora temporada de American Horror Story até hoje”, e enaltecendo o trabalho de Sarah Paulson, inclusive sugerindo mais uma indicação ao Emmy.

E por falar em ótimas surpresas, o The Wrap define Cult como “A melhor temporada desde Murder House”. Não vamos entrar na discussão de qual ano da série é o melhor, mas devemos admitir que isso é um elogio e tanto. Nessa mesma linha de raciocínio, o site Vulture afirma que “Não ficava imediatamente intrigada dessa forma com uma temporada de American Horror Story desde Asylum”.

O portal Bloody Disgusting considera os três episódios liberados para a crítica como um começo muito sólido, e ainda diz que “a série tem minha atenção de um jeito que não tinha há anos”. Além disso, como já era de se esperar, os atores foram muito elogiados, eles dizem que “toda cena que Paulson e Peters dividem é tensa e magnética”.

Em adição aos grandes elogios à atuação do veteranos Sarah Paulson e Evan Peters, Billy Eichner, novato no elenco, também está sendo bem elogiado por uma “assustadora e honesta performance que você provavelmente não estava esperando”. Porém, enquanto a massiva maioria das críticas publicadas até o momento estejam louvando o novo capítulo de American Horror Story, alguns críticos se mostraram confusos com o tom que deixa de lado os típicos elementos sobrenaturais e de horror, priorizando por uma estória mais focada na natureza humana.

As críticas negativas focam basicamente no quão delicada deveria ser a temática política abordada na nova temporada, quando a mesma, supostamente, passa longe de ser subjetiva. O site Uncle Barky (que parece não compreender a diferença entre uma recapitulação e uma review) diz que “AHS: Cult, ao todo, excede e desperdiça. […] Este é um grande e delicioso pedaço de carne vermelha para os defensores de Trump”, e o site IndieWire diz que “Pessoas de esquerda não são somente flocos de neve com medos imaginários, e as de direita não são desalmados que põem medo. As políticas de medo talvez funcionem, mas a lógica falha deste pensamento fútil se acaba rapidamente.”

O portal da revista Entertainment Weekly apresenta uma crítica mista, reclamando de um possível uso excessivo de palhaços assustadores e elogiando outras partes da trama, como o casal Wilton – interpretados por Leslie Grossman e Billy Eichner.

Ao todo, Cult apresenta 8 críticas positivas, 2 negativas, e uma mista. American Horror Story: Cult irá ao ar no canal FX USA dia 5 Setembro e no FX Brasil dia 6 de Setembro às 00h, horário de Brasília. Fique ligado no American Horror Story Brasil para notícias diárias sobre a série, estamos no FacebookTwitter e Instagram.