Books To Die For #3 – Sangue no Outono

Nesta terceira edição da coluna Books To Die For, nós vamos falar sobre o livro “Sangue no Outono“, do escritor sueco Mons Kallentoft. O romance é o terceiro volume da saga Malin Fors (confira a nossa opinião sobre o 2º livro). Os livros foram lançados no Brasil pela editora Benvirá.

Malin está conduzindo a investigação sobre a morte de Jerry Petersson, um bilionário que foi encontrado esfaqueado no ventre, flutuando no fosso do seu próprio castelo. As suspeitas da detetive recaem sobre os antigos proprietários do local, a aristocrática família Fågelsjö, que, com muita relutância, colocara o castelo à venda. Ao mesmo tempo, as investigações levam-na a se questionar sobre quem era realmente o impulsivo Petersson.

A série, até agora, tem se distinguido pela caracterização dos ambientes e pelo tipo de narrativa, que é bastante literal em certos momentos. O diferencial do autor, é que ele manteve ao longo da série a história da heroína Malin Fors, que é uma detetive com problemas familiares. Neste terceiro livro nós podemos perceber a “desintegração” de Malin, que está sendo resultado da sua dependência por álcool.

Assim como nos livros anteriores, Mons Kallentoft inseriu a narrativa do personagem morto, o que acaba revelando detalhes cruciais sobre a vida do personagem.

“Tento me virar para que meu rosto fique para cima, mas o corpo não existe mais. Tento me lembrar de como cheguei aqui. Mas tudo de que me lembro é de você, mamãe, de como eu balançava no ritmo do seu corpo, exatamente como agora, no balanço da água do fosso.”

O que dominou a narrativa do terceiro livro não foi apenas o mistério que ronda o caso, mas também os problemas de Malin com o álcool, que foi descrito de modo bastante realista pelo autor. Mons Kallentoft atribui aos problemas de Malin um trauma de infância, que é descrito no decorrer do livro.

A narrativa de Kallentoft não agrada todos os gostos, ela se torna cansativa em alguns momentos, mas nada que altere a qualidade e a força da história.

Onde comprar?

  • Ana Clara

    gente, eu li apenas o primeiro mas adorei a historia e ja quero comprar os outros…. a coluna esta de parabens

    • gustavocreg

      Obrigado!

  • Jorge Carvalho

    Adorei a resenha. Um livro ótimo de terror é O Pacto eu não lembro o nome do autor.