CONTAGEM REGRESSIVA PARA FREAK SHOW

Faltando “apenas” um mês pra estreia da quarta temporada a contagem regressiva já começou. E com ela as especulações.

Ryan Murphy promete manter sua preocupação com as minorias e temas polêmicos. E nada como um show de aberrações para pontuar a temporada. Mas por enquanto é basicamente tudo o que se sabe com certeza porque de resto temos: se passa no início da década de 50 (provavelmente com inserções em outros períodos de tempo), onde a personagem de Jessica Lange comanda o último circo de aberrações e que um dos vilões será um palhaço ao estilo Rubber Man e Minotauro.

Praticamente nada se sabe sobre os temas paralelos ou quem são de fato os personagens. Divulgaram apenas alguns nomes de atores fixos e convidados e seus respectivos personagens. A maioria deles é freak de algum modo.

Também muito foi falado sobre qual será o tom da temporada. Inicialmente Murphy chegou a mencionar que seria mais parecida com Asylum, mas que manteria um pouco do humor utilizado em Coven. Só espero que seja mais do tipo usado com LaLaurie e que ele esqueça de vez aquela coisa teen e o drama exacerbado. Pelo menos quanto ao elenco essencialmente feminino já nos livramos.

Tim Minear declarou na Comic Com de San Diego que Freak Show será bem diferente das três temporadas anteriores. Porém, quando ele diz que será um encontro entre Douglas Sirk e o filme Zodiac automaticamente me fez pensar em Coven. Afinal Sirk é considerado o mestre do melodrama e o “Assassino do Zodíaco” não deixa de ter relação com o Axeman. Vamos esperar que ele esteja se referindo ao estilo cinematográfico de Sirk com algum serial killer que AHS sempre empresta da vida real.

John Landgraf, CEO da FX Networks, meio que confirma isso quando diz que Freak Show estará entre a sombria e Hitchockiana Asylum e a bem humorada e ousada Coven. E ainda que as similaridades com as temporadas anteriores não terminam por aí. Ele revela que este ano o visual será algo nunca visto antes, tanto do ponto de vista do design quanto do cinematográfico. E se considerarmos o que vimos até hoje em AHS, espetacular talvez não expresse totalmente a realidade.

Segundo Tim Minear, nós vamos ver novas pessoas e rostos familiares. E se Jessica Lange, Evan Peters, Sarah Paulson, Denis O’Hare, Frances Conroy, Kathy Bates e Angela Bassett já não fossem motivos suficientes para querermos assistir a série, Freak Show traz Michael Chiklis (The Shield) como um dos protagonistas, John Carrol Lynch (Zodiac) fazendo um vilão assustador e Wes Bentley (American Beauty) interpretando um cruel algoz.

Teremos ainda os atores de The Normal Heart, Matt Bomer (White Collar) e Finn Wittrock (All My Children) e a premiada cantora e compositora Patti Labelle. Agora vamos esperar que sua personagem não seja desperdiçada como ocorreu com Patti Lupone em Coven, nem que seja uma participação como a de Stevie Nicks. Se for pra ser um momento Glee, que pelo menos seja outro “The Name Game”.

E parece que os rumores sobre a possibilidade de mesclar personagens e histórias de temporadas anteriores é verdadeira. Naomi Grossman retorna em Freak Show como Pepper. Vai ser interessante ver sua trajetória antes de Asylum. E se tudo funcionar quem sabe veremos outros personagens favoritos do público retornando para mais histórias. Desde que, é claro, não sejam aquelas infindáveis ressuscitações de Coven.

Lily Rabe não estará em Freak Show e certamente fará falta. Mas quem sabe não teremos de volta Zachary Quinto, Dylan McDermott, Chloe Sevigny (que curiosamente também esteve em Zodiac), Kate Mara e James Cromwell, mesmo que fosse em participações pequenas mas muito especiais.

Agora é torcer para que Freak Show se mantenha fiel a premissa de American Horror Story e seja uma temporada repleta de Horror, com personagens coerentes com seus perfis e que as histórias tenham nexo do início ao fim.

Três. Dois. Um. 8 de outubro!

Por Gustavo Cavalcante em 07 de September de 2014

"We are living reminders". Publicitário, apaixonado por música, séries e filmes - nas horas vagas é colecionador de CDs, DVDs e Funko Pops.