Nove possíveis referências cinematográficas em “Hotel”

Ao mesmo tempo que “American Horror Story” dá nova roupagem a elementos clássicos do horror, o seriado é cheio de homenagens a longa-metragens – principalmente a títulos do terror. Técnicas, personagens, estruturas de tramas, temáticas, diálogos, jogos de câmera, muitas são as formas que os produtores da série imitam e reverenciam o cinema. Que cinéfilo resistiu à tentação de caçar citações a “O Bebê de Rosemary” na primeira temporada, ou deixou de se deliciar quando a fotografia de “Coven” remetia a “Suspiria”? Possivelmente o mesmo fã do seriado vidrado em filmes também está especulando sobre as possíveis referências cinematográficas de “Hotel“. As informações já divulgadas dão dicas sobre as inspirações de Ryan Murphy este ano e nos levaram atualizar um artigo anterior sobre o assunto. Spoilers dos filmes e da próxima temporada – com um bocado de especulações.

1. O Iluminado/The Shining (1980)

001-001-shining
Pense em um filme de terror ambientado em um hotel. Aposto que uma das primeiras cenas que viu foi de “O Iluminado”. Possivelmente o título mais famoso com a temática, a releitura que Stanley Kubrick fez do romance de Stephen King conta a história de uma família que passa o inverno isolada em um hotel, por motivos de trabalho, até que o pai passa a ser influenciado pela energia amaldiçoada do local. Dificilmente Murphy vai evitar reproduzir as cenas dos contatos bizarros dos Torrance com os antigos hóspedes. Já foi inclusive divulgado que os personagens da temporada vão interagir com o antigo dono do Hotel Cortez, Mr. March (Evan Peters) sem saber se estão lidando com alucinação ou assombração. É a mesma situação vivida pelo personagem de Jack Nicholson em “O Iluminado”. Há teorias também de que o casal Alex (Chloë Sevigny) e John Lowe (Wes Bentley) vão viver situações parecidas com as de Wendy (Shelley Duvall) e Jack Torrance: ele vai ser atraído para o hotel a trabalho, vai levar a família para o local e várias dicas indicam que irá ter dificuldades com autocontrole. Além disso, o quarto 237 tem um papel importante no filme, o mesmo ocorrerá com o número 64 do seriado.

2. Fome de Viver/The Hunger (1983)

001-002-hunger
Um casal que consome sangue para sobreviver. Ela é loira, elegante, antiga, infecta seus amantes o que os garante imortalidade até que ela comece a descartá-los. Ele se sente ameaçado ao começar perceber sinais (físicos) de que será rejeitado. Uma outra pessoa atrai a atenção da mulher, tornando-se a terceira vértice de um triângulo amoroso. Não estou descrevendo as relações da Condessa Elizabeth (Lady Gaga), Donovan (Matt Bomer) e Tristan (Finn Wittrock), embora boa parte das frases se encaixem com a dinâmica entre os três descritas nas revelações sobre o trio de “Hotel”. Não, trata-se da sinopse do filme “Fome de Viver” protagonizado por Catherine Deneuve, David Bowie e Susan Sarandon. O longa-metragem trata o vampirismo de uma forma diferente e sensual. A nova temporada de AHS retrata uma doença antiga que requer o consumo de sangue e terá muito apelo sexual. O casal do filme caça suas vítimas seduzindo. Uma cena anunciada entre os personagens de Gaga e de Matt mostra a dupla em uma orgia onde os dois matam os parceiros para obter seu sangue. A arma das duas duplas são acessórios: o casal do seriado veste uma luva com dedos cortantes, os vampiros do filme atacam com um pendente pontiagudo em formato de ankh.

3. Seven: Os Sete Crimes Capitais/Se7en (1995)

001-003-se7en
No seriado, John Lowe será um investigador em busca de desvendar uma série de assassinatos baseados nos Dez Mandamentos. Um serial killer inspirado em uma lista de influência bíblica? Quem não se lembrou de “Se7en” atire a primeira pedra. No longa-metragem dirigido por David Fincher os personagens principais são uma dupla de detetives interpretados por Morgan Freeman e Brad Pitt. Ao longo da histórias, eles analisam cenas de morte que reproduzem de forma grotesca os sete pecados capitais, criação de um homicida que provoca os dois com suas dicas macabras. Será que veremos a cabeça de Chloë Sevigny dentro de uma caixa? Ryan, já sofremos o suficiente com a mutilação de Shelley em “Asylum”, nos poupe disso, mas nos brinde com cenas de crime bem perturbadoras e religiosas, hein? Aliás, uma das vítimas do serial killer de Se7en é morta ao ser estuprada por alguém vestindo um dildo em formato pontiagudo. Você que está acompanhando as notícias de “Hotel”, lembrou-se do Demônio do Vício e seu vibrador em formato de cone, né?

4. A Aldeia dos Amaldiçoados/Village of the Damned (1960)

001-004-village
Crianças loiras, com peles e olhos cujos tons claros contrastam com as cores escuras de suas roupas. Eles andam em bando, todos muito parecidos fisicamente e produzem uma sensação de perturbação em quem os vê. Esses são os meninos e meninas da vila inglesa de Midwich, concebidos durante um estranho incidente em que toda a população desse território adormeceu. Pela descrição física eles também poderiam integrar o grupo de crianças raptadas e criadas pela Elizabeth. É bem possível que o visual dos “filhos” da Condessa tenha sido baseado no clássico do terror de 1960. Quanto aos poderes, não se sabe se os garotos vampiros de “Hotel” terão as habilidades paranormais das crianças de “A Aldeia dos Amaldiçoados”, mas que a presença deles e sua uniformidades ariana causam arrepios em quem assistiu os teasers, isso é certeza.

5. Réquiem para um Sonho/Requiem for a Dream (2000)

001-005-requien
Vício será uma temática bastante presente em “Hotel”. O vício em drogas é o assunto central do drama dirigido por Darren Aronofsky. A droga escolhida pelos personagens de “Réquiem para um Sonho” é heroína, a mesma injetada por Sally e Gabriel personagens de Sarah Paulson e Max Greenfield na quinta temporada de “American Horror Story”. Talvez seja mais um desejo da equipe do site do que uma referência com altas chances de ser concretizada, mas esperamos sinceramente que além desses pontos em comum, os personagens de “Hotel” tragam a mesma alta qualidade de atuação e a destruição física vivida pelos protagonistas do filme.

6. Psicose/Psycho (1960)

001-006-psicose
O clássico de Alfred Hitchcock é outro filme que povoa a mente das pessoas que sofrem de medo de se hospedar em hotéis. Na história, os clientes de Norman Bates são muito bem recebidos por ele. O exterior gentil, bonito e educado escondem um interior psicologicamente instável. A perturbação de Norman tem uma única origem: sua relação doentia com a própria mãe, a antiga administradora do motel. Tudo indica que ela era super protetora. Iris, a personagem de Kathy Bates, também quer proteger seu filho Donovan, com quem tem um relacionamento conturbado. Esse fato somado à revelação de que Donovan é também capaz de matar foram o suficiente para que os fãs de AHS começassem a imaginar que a mãe e filho do seriado fossem homenagear de alguma forma “Psicose”.

7. O Aviador/The Aviator (2004)

001-007-aviador
Em Hotel, Evan Peters dará vida a Mr. March, um bilionário excêntrico e charmoso, que a produção já comparou a Howard Hughes. Este, por sua vez, é um personagem real, cuja biografia cinematográfica foi dirigida por Martin Scorsese, onde ele é encarnado por Leonardo DiCaprio. Não sabemos ainda até que grau existe semelhança entre March e Hughes – não dá pra imaginar ainda, por exemplo, se veremos Peters transtornado guardando a própria urina em garrafas de vidro. Outra coincidência: foi anunciado que DiCaprio irá interpretar H.H. Holmes, a outra inspiração para a criação de Mr. March – Holmes e March são donos de hotéis, onde construíram passagens secretas para acobertar os assassinatos que cometem.

8. A Troca/Changeling (2008)

001-009changeling
Em “A Troca”, Angelina Jolie interpreta uma mãe que sofre com o sequestro do filho. Seu drama é agravado quando a polícia tenta fingir ter resolvido rapidamente o caso, apresentando a ela uma criança que não é sua. A partir daí ela é acusada de insanidade, internada injustamente, até que a polícia é obrigada a admitir que realmente não resgatou seu filho. O que obriga os investigadores a voltar atrás? A descoberta de que o menino foi vítima de Gordon Stewart Northcott, que roubava, estuprava e matava garotos. Por que estou contando spoilers do filme? Porque a história é real e porque, no universo de “Hotel”, o filho da camareira interpretada por Mare Winningham também será uma vítima de Northcott. Até onde existirão semelhanças entre sua história e a do filme inspirado no caso, vamos ter de esperar o desenrolar da temporada para descobrir.

9. Monster: Desejo Assassino/Monster (2003)

001-009monster
Mais um caso de filme que retrata uma personagem real que irá aparecer em “Hotel”. Neste caso, a protagonista de “Monster” é Aileen Wuornos, uma prostituta que se tornou serial killer de homens. Apesar de ter sido executada em 2002, a assassina interpretada no cinema por Charlize Theron será vivida no seriado – ambientado nos tempos atuais – por Lily Rabe. Ainda não se sabe se ela será uma alucinação ou uma assombração que visitará o investigador John Lowe durante o Halloween.

  • Parecem muito boas as ideias, espero que tenha essas histórias como bases mesmo.

  • Paulo Cézar Santos

    Outra referência que esse episódio faz é para o filme “Hannibal” do diretor Ridley Scott na morte sinistra do inspetor Renaldo Pazzi. É a cena daquelas duas pessoas penduradas e com a vísceras para fora. O inspetor foi morto dessa forma pelo Dr. Hannibal Lecter.