Who’s Who in American Horror Story #1 – Jessica Lange

Essa coluna vai publicar periodicamente dados e curiosidades sobre os atores de American Horror Story. E se você perceber que algo importante ficou de fora, é só enviar pra gente atualizar o post.

Jessica Lange

jessica-lange-as-dwan-in-king-kong-1976

A CARREIRA

Quando foi escolhida para ser a paixão de King Kong em 1976, a então modelo Jessica Lange era apenas um rosto bonito. Sua atuação foi muito criticada e ela só voltaria a atuar três anos depois em papeis pequenos. Ironicamente ela recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Revelação de 1977 por este filme.

Mas foi em 1981 que Jessica Lange começou a mostrar todo o seu talento quando protagonizou The Postman Always Rings Twice (O Destino Bate á Sua Porta) e no ano seguinte detonou em Frances.

Em 1983, Jessica ganhou o Oscar, o Globo de Ouro e o National Society Of Film Critics Award, todos como Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em Tootsie. De lá pra cá, já recebeu incontáveis indicações e premiações em sua brilhante carreira, entre elas o Oscar de Melhor Atriz pelo filme Blue Sky (Céu Azul) de 1994.

Jessica Lange era essencialmente uma atriz de cinema. Na TV, fez apenas cerca de meia dúzia de filmes e em 1998 fez a voz de um personagem na série de TV animada Stories from My Childhood. Então foi uma surpresa quando aceitou participar de American Horror Story.

FATOS CURIOSOS

10615853_10204193785306440_428936185_n

Jessica Lange foi casada com o fotógrafo espanhol Paco Grande. Namorou e tem uma filha com o bailarino russo Mikhail Baryshnikov. E depois viveu durante quase três décadas com o ator Sam Shepard com quem tem dois filhos.

10622049_10204193785266439_707200496_n

Apesar de ter sido casada com um fotógrafo, foi Shepard quem presenteou Jessica com a câmera que deu início a seu outro talento: a Fotografia. Ela publicou o livro 50 Photographs e já fez diversas exposições de suas fotos ao redor do mundo.

10615816_10204193785226438_26461950_n

Competiu com ninguém menos que Meryl Streep pelo papel de Patsy Cline no filme Sweet Dreams (Um Sonho, Uma Lenda, de 1985) e não só conseguiu interpretar a personagem, como mais tarde Streep declarou que não consegue imaginar o filme sem Lange.

hush-1998-jessica-lange_149999-fli_1386021815

Em 1998, Jessica Lange e Gwyneth Paltrow atuaram em Hush (Segredo de Sangue). Enquanto Jessica foi indicada ao Framboesa de Ouro por este filme, Paltrow conquistou o Oscar de melhor atriz por sua atuação em Shakespeare in Love (Shakespeare Apaixonado). Mais paradoxo que isso impossível.

SarahPaulsonandJessicaLange

Jessica Lange e Sarah Paulson já tinham trabalhado juntas antes de American Horror Story. As duas interpretaram mãe e filha na Broadway na peça The Glass Menagerie, de Tennessee Williams.

EM AMERICAN HORROR STORY

Constance_Hell-of-a-shot

Jessica Lange esteve nas três primeiras temporadas de American Horror Story e retorna agora para a quarta, e provável última, participação na série. E independente de como será Freak Show ou seu papel, ela certamente vai detonar de novo.

Em Murder House, Jessica interpretou Constance Langdon, uma mulher amargurada pelas agruras da vida e que não mede esforços para conseguir o que quer.

Mas apesar de terem sido mostrados períodos diferentes da vida de Constance, a personagem se manteve fiel a seu perfil. Na temporada seguinte, a trajetória conflitante de Sister Jude no decorrer dos anos fez com que Jessica Lange pudesse mostrar todo o seu talento.

Em Asylum, ela interpreta Jude Martyn, que havia se tornado freira para fugir de seus “pecados”. Na luta para lidar com seus “demônios”, ela se torna uma pessoa extremamente rigorosa que comete os mais terríveis atos contra os internos do hospício.

E depois de todo o sofrimento vivido em Asylum, a terceira temporada traz Lange de volta como uma bruxa fascinante e super poderosa.

Em Coven Jessica é Fiona Goode, a Suprema de um clã de bruxas que lutava com unhas e dentes para se manter soberana eternamente. E mesmo com todas as incoerências na personalidade e atitudes da personagem, Lange novamente nos proporcionou cenas memoráveis.

Em Freak Show ela retorna poderosa como Elsa Mars, dona do último show de aberrações dos EUA. E com certeza veremos mais uma vez Jessica Lange se transformando em uma nova mulher, diferente de Constance, de Jude e de Fiona.

O próximo ator da nossa coluna será Evan Peters, então fiquem ligados no nosso site!

Escrito por: Andrea Merchak.

  • Evamnuel Epifânio

    Incrível o site, parabéns! E essa coluna está abrindo portas para mim… novos filmes para assistir! Valew…