American Horror Story: Roanoke continua sendo uma caixinha de surpresas que agrada cada vez mais o público da série. Este ano, a franquia de horror conta com uma versão historicamente teorizada a respeito do mistério Roanoke, tendo personagens inspirados em colonistas da vida real que viveram na infame colônia, como o personagem de Kathy Bates, Tomasyn White (na colônia Roanoke, o verdadeiro sobrenome era Cooper).
O que pegou alguns fãs de surpresa foi descobrir que um dos personagens principais, Lee Miller (Adina Porter/Angela Bassett) tem sua versão da vida real sem alterações de sobrenome, mas com uma história bem diferente. Ela é uma ex-moradora da ilha de Roanoke e autora do livro ‘Roanoke: Solving the Mystery of the Lost Colony’, publicado em 2000, e nele fala sobre a a história envolvendo o misterioso desaparecimento de 115 homens, mulheres e crianças que faziam parte dos primeiro grupos de colonizadores vindos do Reino Unido para os Estados Unidos.
Através de sua pesquisa, Lee Miller afirma que haviam evidências que comprovavam que o paradeiro dos membros da colonia era sim conhecido, embora o Reino Unido e funcionários do estado da Virginia dissessem o contrário. Miller também sugeriu que o governo da Rainha Elizabeth estivesse envolvido em casos de corrupção, o que incluiu assassinatos, motins e diversas tentativas de encobrir o que estava acontecendo. Apesar de neste caso as similaridades entre a vida real e a ficção serem poucas, fica claro que os escritores quiseram fazer uma pequena homenagem à autora do livro que provavelmente usaram para fazer as pesquisas para esta temporada.
Matéria por Aline Ruth Schdmit e Gabriel Fernandes.
O quinto episódio, escrito por Akela Cooper e dirigido por Nelson Cragg, irá ao ar na próxima quarta-feira, dia 12 de Outubro, no FX USA.