Igreja de Satã posta breve nota de repúdio pelo o uso de sua imagem em ‘Apocalypse’

Na madrugada desta quinta-feira (18), o perfil oficial no twitter da Igreja de Satã, postou uma breve nota a respeito do uso de sua imagem no último episódio exibido da oitava temporada de American Horror Story.

“Para aqueles perguntando, sim, nós estamos atentos sobre sermos referenciados em #AHSApocalypse. Anton LaVey não acreditava em Cristo ou num Anticristo, e sacrifício não faz parte do Satanismo. Escritores preguiçosos se apropriaram de seu nome e sua imagem para sua baboseira de adoração ao Diabo, não impressiona e é chato.”

A atriz Kathy Bates, cuja personagem em Apocalypse é uma satanista (na visão de Ryan), postou:

“Okay, estou indo para a cama ler a Bíblia… Mas não a versão de Anton LaVey!”

O perfil da Igreja respondeu a atriz:

“A Bíblia está cheia de estupro, assassinato e incesto. A Bíblia Satânica é sobre se empoderar e independência. Esta última faz uma história muito melhor para ler na cama, se você nos pergunta.”

Até o momento, os co-criadores Ryan Murphy ou Brad Falchuk não se pronunciaram a respeito.

No começo do ano, Ryan Murphy passou uma situação similar, onde a atriz Olivia de Havilland moveu um processo contra a série “Feud“, pela forma “depreciativa” como foi retratada na produção para televisão do canal FX. Porém, Olivia perdeu o processo. Segundo a decisão judicial, “em obras expressivas, seja a pessoa retratada uma estrela do cinema mundialmente conhecida – uma ‘lenda viva’- ou uma pessoa que ninguém conhece, ela ou ele não possui a história. Nem tem o direito legal a controlar, ditar, aprovar, desaprovar ou vetar a representação de pessoas reais feita pelo criador”.

Com isso, acreditamos que este caso com a Igreja de Satã vá se resumir somente à esta nota que eles postaram.

American Horror Story: Apocalypse é exibido todas as quartas-feiras às 23h00 (horário de Brasília) no FX USA, e exibido no Brasil no dia seguinte, quinta-feira, às 15h20, no FX Brasil. Para receber novidades diárias sobre American Horror Story, siga-nos também no FacebookTwitter Instagram.

Por Gabriel Fernandes em 18 de October de 2018

Tu fui, ego eris. Arquiteto e ilustrador independente, grande fã do gênero terror.