5 possíveis referências cinematográficas para “American Horror Story: 1984”

O tema da 9ª temporada de American Horror Story será “1984“, e não pudemos deixar de reparar em algumas semelhanças do primeiro teaser divulgado com a temática slasher, um subgênero do terror que se popularizou nos anos 80 devido ao aumento de crimes cometidos por assassinos em série nos Estados Unidos. Nessa época, haviam pelo menos 200 serial killers atuando só no país. Neste post reunimos algumas obras que tiveram impacto na época e que podem inspirar a temática da temporada.


Children of the Corn (1984)


Conhecido popularmente como “Colheita Maldita” no Brasil, o filme é baseado no conto homônimo de Stephen King, que conta a história de uma entidade demoníaca referida como “Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras“, o qual alicia as crianças da cidade para, ritualisticamente, assassinarem todos os adultos para assegurar assim uma colheita de milho adequada. Até hoje o filme gerou seis sequências com um remake para a televisão. O filme foi protagonizado por Peter Horton, Linda Hamilton e John Franklin.


Friday the 13th: The Final Chapter (1984)


Friday the 13th: The Final Chapter é um filme de 1984, do subgênero slasher, dirigido por Joseph Zito. É o quarto filme da série Sexta-Feira 13 e sua história se passa após os eventos de Sexta-Feira 13 – Parte 3. Jason Voorhees, após reviver de sua ferida mortal no crânio, retorna a Crystal Lake e continua sua matança, atacando uma família e um grupo de adolescentes. O filme foi protagonizado por Corey Feldman, Ted White, Kimberly Beck e Crispin Glover.


Sleepaway Camp (1983)


Sleepaway Camp (Acampamento Sinistro) é um filme estadunidense escrito e dirigido por Robert Hiltzik. A obra veio num momento em que os filmes de terror estavam no auge e divide bastante as opiniões dos críticos, mas uma coisa é certa: o longa possui um dos finais mais chocantes se comparado às outras produções da época. O enredo tem o foco principal em jovens num antigo acampamento chamado Camp Arawak, em que ocorrem estranhos assassinatos. O cenário perfeito para uma boa matança.


Prom Night (1980)


Prom Night é um filme de terror canadense estrelado por Leslie Nielsen e Jamie Lee Curtis (Halloween), dirigido por Paul Lynch. No filme, um assassino mascarado persegue quatro adolescentes em seu baile de formatura para vingar a morte acidental de uma criança seis anos atrás. Jamie Lee já participou de diversas obras do gênero, incluindo a série Scream Queens. Seria a oportunidade perfeita para Lee revisitar o universo de Ryan Murphy.


Nineteen Eighty-Four (1984)


Nineteen Eighty-Four (1984) é um filme britânico, dos gêneros ficção científica e drama, produzido em 1984 e dirigido por Michael Radford. É uma adaptação do famoso livro 1984, escrito em 1949 por George Orwell e considerada a versão mais fiel à obra. O filme aborda, em seus diversos aspectos, temas como censura, controle social, autoritarismo, lavagem cerebral, entre outros. A temática da história foge da proposta “slasher”, mas não deixa de ser uma ótima referência que pode ser seguida pelos roteiristas (inclusive por possuir o mesmo título da temporada).


American Horror Story: 1984 possui previsão de estreia para Setembro de 2019. Para receber novidades diárias sobre American Horror Story, siga-nos também no FacebookTwitter Instagram.

Por Gustavo Cavalcante em 11 de April de 2019

"We are living reminders". Estudante de Publicidade e Propaganda, apaixonado por música, séries e filmes - exímio colecionador de CD's, DVD's e Funko Pop's.